Seguidores

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Quem disse que lobisomem não existe! Quem acha que lobisomem é lenda, vai ficar tão surpreso quanto eu fiquei, quando ouvi e li sobre Licantropia.


Licantropia é uma palavra que têm origem num vocábulo grego composto de Lykos (lobo) e tropos (forma). Significa, segundo a crença popular, a transformação de um homem num lobo ou a metamorfose, de que determinados seres humanos se transformavam em lobisomem.*

Hoje em dia a medicina conhece as Porfirias, são um grupo de doenças genéticas cuja causa é um mau funcionamento da seqüência enzimática do grupo Heme da Hemoglobina. O grupo Heme é quem transporta o oxigênio dos pulmões ao resto das células do organismo e é um complexo férrico (em estado ferroso). Qualquer erro na hereditariedade que interfere na síntese do grupo Heme é capaz de produzir as doenças chamadas Porfirias.

Esta doença se caracteriza por problemas cutâneos, foto-sensibilidade e depósitos de porfirina, um pigmento dos glóbulos vermelhos que escurece os dentes e a urina, dando a impressão que o paciente esteve bebendo sangue.

Os sintomas das Porfirias são:

1) Fotosensibilidade, é o resultado do acúmulo de porfirinas livres de metal na pele produzindo sérias lesões:

1.a) Hirsutismo. Para o organismo proteger-se da luz, o pelo cresce no vão dos dedos e dorso das mãos, nas bochechas, no nariz, enfim, nos lugares mais expostos à luz. Evidentemente esses pacientes devem sair quase que exclusivamente à noite.

1.b) Pigmentação. A pele pode apresentar também zonas de pigmentação ou de despigmentação e os dentes podem ser vermelhos fazendo que o aspecto do doente se afaste cada vez mais do ser humano normal e se aproxime da idéia de um monstro.

2) As porfirinas acumuladas na pele, podem absorver luz do sol em qualquer longitude, tanto no espectro ultravioleta, como no espectro visível e logo transferir sua energia ao oxigênio que provêem da respiração. O oxigênio normalmente não é tóxico, mas com o excesso de energia transferido pelas porfirinas, o oxigênio se libera sob a forma de oxigênio altamente reativo.

Este oxigênio altamente reativo, produz destruição dos tecidos, predominantemente os mais distais e mais expostos, como é o caso das pontas dos dedos, o nariz, etc, oxidando essas áreas de forma violenta, com severa inflamação em forma de queimação.

Assim sendo, quando esses pacientes se expõem à luz, suas mãos se convertem em garras e sua face, peluda em sua totalidade, mostra uma boca permanentemente aberta por lesões repetitivas dos lábios. Estando os dentes descobertos, adquirem aparência maior, sugerindo presas. As narinas, pelos mesmos motivos das lesões, se apresentam voltadas mais para cima e como orifícios tétricos e escuros.

Dessa forma teremos o lobisomem tal qual descrito pelo mito do Homem-Lobo. Imaginemos agora, na metade do século XIV, a possibilidade de encontrarmos em meio de una noite escura, esse tipo de paciente que sai de noite para evitar o dano que produz a luz, com a aparência descrita acima.

A cura

As Porfirias são doenças genéticas e sem cura, atualmente. Mesmo que alguns dos sintomas não possam ser aliviados, atualmente o principal tratamento para algumas porfirias, é a injeção de concentrados de glóbulos vermelhos (hemácias) ou soluções de Grupo Heme. Além disso, recomenda-se ao doente o uso continuado de filtros solares.

Mas, na Idade Media, a injeção do pigmento Heme ainda não era possível, e nem havia sido descoberto. Na realidade não se sabe como, mas não é difícil imaginar a pulsão que algum porfírico deve ter sentido em beber grandes quantidades de sangue e melhorar seus sintomas com isso. Nascia assim, não apenas o Lobisomem, como também o Vampiro.

A genética

A natureza genética das porfirias, juntamente com alguns costumes endogâmicos (casamento entre membros de uma mesma família) em alguns grupos étnicos da Europa Oriental e entre a nobreza européia em geral, poderia ter desencadeado a doença em pessoas geneticamente ligadas. Pode vir daí a lenda da maldição familiar dos Lobisomens e/ou de ser Lobisomem o sexto ou sétimo filho do casal ou coisas assim.

O Alho

Existe no fígado uma enzima chamada de Citocromo P450, cuja função seria, junto com outras enzimas, remover do organismo substâncias não solúveis em água produzindo produtos xenobióticos hidrossolúveis, cumprindo assim uma das funções desintoxicantes do fígado.

Muitas drogas e compostos orgânicos que destroem o grupo Heme do Citocromo P450 hepático, têm muito em comum com um dos principais componentes do alho, o dialquilsulfito, que além de tudo é volátil. Isso sugere que a ingestão ou aspiração de alho aumenta a severidade de um ataque de porfiria, pois o complexo Heme, modificado pela destruição do Citocromo P450 hepático, é um potente inibidor da enzima ferroquelatase, portanto o alho não só destrói o grupo Heme, mas também decompõe o aparato biosintético do mesmo.

*Definição encontrada no site http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/164614 no texto de Antonio Paiva Rodrigues

As informações originais desse texto estão em http://gballone.sites.uol.com.br/forense/licantropia.html

39 comentários:

Anônimo disse...

Olha muito interessante seu texto, na realidade eu já tinha há algum tempo atrás postado algo sobre essa doença e sobre o homem-lobo ou lobisomem, mas ainda fica aquele ar de suspense gostoso, que no nosso folclore toma uma atmosfera toda especial, que faz com que nos sintamos aconchegados em volta de uma fogueira à noite, ouvindo essas histórias dos mais velhos, vou pesquisar quando essa lenda teve origem aqui no Brasil por curiosidade..parabéns, continue assim!!

Larissa MS disse...

http://3.bp.blogspot.com/_7qrC24MxaYY/SW3ONI_7lZI/AAAAAAAABLs/2VGkuLUqK7I/s1600-h/porfiria2.gif

A foto de um caso com essa doença.

Anônimo disse...

ja te cura sim minha vo mi disse e so fazer o lozimon sangra um pouco

Mundo Editorial disse...

Gostei muito desta postagem. E arabéns pelo blog!
Abraços.

Anônimo disse...

Tenho 42 anos, sou pesquisadora, professora, uma pessoa bem centrada na realidade que vivemos, mas confesso,já vi algo bem estranho na noite, acordei com a cachorrada latindo, cheguei na janela e vi um animal que não se parecia com nada com que conhecemos,sempre penso nisso,não querendo afirmar,por que ainda acho que poderia ser um lobo guará tamanho família e meio deformado,apesar da curvatura das patas, e da inclinação estranha do animal,sempre penso nisso e por mais que eu tente negar, o que vi pode ter sido sim um lobisomem.Detalhe era uma noite fria e uma lua maravilhosa brilhava no céu, esse animal estava correndo enquanto os cachorros latiam alto como que anunciando a presença estranha na vizinhança.

Anônimo disse...

Sério, amigo, a doença que você descreveu faz parte de alguns problemas meio sem noção, pois existem muitas doencas que em conjunto podem parecer a mesma coisa, mas não exatamente algo que possa significar a existencia de um lobisomem, bem, mas qualquer coisa, lhe tenho alguns fatos mais interessantes que uma simples doença, se quiser me consultar, me mande um email: leandro220195@gmail.com

emails para romeu disse...

legal

favorhttps://www.facebook.com/VampirosbruxosELobisomens

Anônimo disse...

Se Lobisomem existe ou nao,
Eu prefiro acreditar q seja um homem q fez muito mau e esse foi o seu castigo.
Nao uma doença. Estou m aprofundando no assunto poiz em minha cidade à alguns casos, ah relatos assustadores. Lobisomem existe sim e é um Homem normal condenado a ser lobo

Anônimo disse...

eu estava no computador de madrugada e quando eu assistia ouvi um uivo mas não era de cachorro era um uivo mais feio então se for dia de lua cheia eu só fico jogando no meu PS2

Anônimo disse...

Bom pessoal.. eu sou do rio grande do sul moro em uma cidade pequena no interios do estado chamada Santo Ângelo e voces acreditem ou não .. vou lhes contar um fato que aconteceu comigo... Ano passado fui ha uma carpeta de jogo de canastra como costumo fazer ... então esta noite saio dakele lugar direto pra casa,.. pois eu móro meio ki afastado um poko, onde tem campo de criação de gado e chiquerão de porco. Pois bem, logo que me aproximei da estrada que dava direto em casa eu notei que a cachorrada estavam enloukecidos acoando para um capão de mato onde fika um chiquero de porko .. não dei muita bola e continuei .. pra não alongar muito o fato vou dizer logo como foi o negocio... um bicho tipo um cachorrão parecido tambem com um macaco todo estroncho subiu de banda do chikero meio ki correndo num galopão sobre o meio dakele campo e veio na minha direção ,, aí eu parei assustado com akilo nunka tinha visto um troço dakeles... aí quando akela coisa foi chegando perto meio ki caminhando de 4 pé aí sim eu congelei .. não tive coragem de correr pra lado nenhum porque fikei com medo ki me pegace primero ... akele bicho paro uns 10 metros mais ou menos na minha frente no costado da cerca e meio ki centou nos calcanhar igual um cachorro ou um gato faz quando centa .. ele tinha o corpo todo deformado não dava pra ve sii era um tipo de PELO ou si éra um COURO lizo preto as pata de atraz eram igual de um cachorro mas os braço ou patas da frente eram comprido parecido com de um macaco . a cabeça não é como nos filmes igual a de um lobo .. era como si foce de uma pessoa só tinha um poko de fucinho como um bordogue o olho era maior do ki uma pessoa normal bem redondo e a coisa mais imprecionante eram as orelhas ... eram grandes demais ele inklinava elas pra frente e tentana tapa os olhos como si eu foce reconhece ele ,.. alem disso as orelhas não eram pontuda como de um lobo .. eram redondadas meio oval. maior que uma mão de um adulto ..ele respirava como se tivesse morrendo de canssado como si não tivesse folego mais, como se tivesse ezausto de cansado.akilo ali foi o maior medo que ja passei em toda minha vida pois ele fikou um tempo me olhando dakele geito meio de lado e atravessou a estradinha caminhando meio ki de 4 pé , subiu campo assima e mesmo assim parece kii me cuidava de lado enquando caminhava, até kii entro nakele mato e eu apavorado sumi correndo até em casa ... cheguei abrii a porta me tranquei liguei as luz de fora da casa sentei na sala e não sabia o ki fazia , dae minha mae acordo com os barulho ki eu fiz .. veio ali na sala pergunto pq ki eu tava com akela cara branca apavorado, dae contei pra ela o ki aconteceu .. ela fiko apavorada .. não sei se acreditou, tive ki toma remedio pra dormi porq me deu um nervozismo .. e depois disso muitas vezes escutei a cachorrada loka acoando parece ki desesperados sem para a madrugada intera .. só quero fala uma coisa ... meu pai minha vó ki ja viu esse bicho 3 vezes , todos falam ki é lobisomem... akii muitas pessoas veem esse bicho.Mas uma coisa quero dizee... a noite kii aconteceu isso não era uma sexta feira como falam kii nas meias noites de sexta feira ele aparece... era uma Terça feira pra quarta ... quarta feira era feriado atéé aki...e otra coisa ,, a lua era crecente , não era aínda lua cheia ... então acho kii isso de lua cheia é um poko de crença... talves a noite tando um poko clara ja é suficiente pra ele saír por aí vagueja nas rua e mato e campo ... olha pessoal, eu não posso afirmaa kii era definitivamente o lobisome... mas eu acredito muito kii era sim .. porke akii na região muitas pessoas afirmão ter visto , mas acreditem ou não nisso ... eu não me importo só kero deixar aki escrito para quem ja viu e acredita nisso ... só posso dizer kii éé muito feio e horrivel ... éé um negocio inexplicavel de feioso .. atéé mais pessoal ... quero deixar isso em outros sites tambem , pq sei ki pessoas kii ja viram esse bicho feio vão ler isso ee veram ki é igual o ki viram e vao ver ki não estou falando nenhuma bobagem .. atéé outra hora pessoal..

Anônimo disse...

Eles existem ,as sextas feiras de lua cheia eles se transformam as 21:00h,nao há melhor prova viva de que lobisomens são reais do que minha família.
A gerações que nos rondam estas historias de terror ate descobrirmos que um antigo vizinho na idade dos 50 aproximando dos 60 apareceu em um mato perto da minha casa o som que surgia ao meio da noite fungava as raízes da terra e rolava de um lado para o outro, meu cachorro que esta acostumada a latir quando há algo estranho na rua se escondeu , quando meu pai resolveu olhar o que não havia mais nada no quintal a não ser mato amassado. Prefiro acreditar que existe do que aparecer um para tirar a prova viva de que são reais.

Unknown disse...

Eu só acredito vendo, se alguém tiver algum lugar que realmente dizem que atualmente possa existir alguma coisa real, me digam, pois eu sim queria que aparecesse um para tirar a prova real.

Anônimo disse...

Acho que existe e que não é uma doença como muito estudiosos falam e um tipo de maldição.

Unknown disse...

Não acredito que existe e outra Porfilias não tem cura mas tem tratamento e uma pessoa pode viver uma vida normal, acho lobisomens uma besteira.

Anônimo disse...

Pessoal, me chamo Roberto, sou da Cidade de Anápolis - GO, e acredito que independente das crenças, e estudos, existem sim mutações humanas mas que podem sim estar ligadas a questões espirituais de possessões.
Existe um fato Real que aconteceu e ficou registrado nas Escrituras Sagradas (a Biblia) no livro do Profeta Daniel no Antigo Testamento, capítulo de numero 4,o texto narra que:

O rei Nabucodonosor, havia tido um sonho e o profeta Daniel o interpretou dizendo que a grande árvore do seu sonho, significava que ele (o rei) seria punido como forma de castigo por ter se exaltado diante de Deus e não ter lhe dado a Glória devida. A punição seria que o rei teria o seu coração de homem mudado em um coração de animal, até que reconhecesse que toda Glória só pertence ao Deus Único e Criador de todas as coisas ( Dn: cap-4, versículos-16 e 25).
Ao se passarem 12 meses daquele sonho se cumpre sua interpretação, e ao se exaltar grandemente diante de Deus, desce uma Voz do Céu e lhe diz: 'A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino. Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e FAR-TE-ÃO (Demônios de forma subentendida) comer ervas como bois, e passar-se-ão sete tempos (sete anos) por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.'(Dn:4.31-33).
Ora, conclui-se que naquele caso especifico, como uma forma de maldição ou permissão vinda da parte de Deus, sua estrutura ou forma física ficou totalmente alterada em uma forma animal, e que ele pastou no campo do seu próprio palácio por sete anos, e no versículo 32, a Voz diz: FAR-TE-ÃO, quem faria isso? Fica de forma subentendida que foram seres espirituais permitidos da parte de Deus( anjos caídos ou demônios), assim creio eu.
Espero poder ter ajudado, abraço.

Anônimo disse...

Existe sim lobisomen!eu convivi com um durante 4 anos ele não matava pessoas ,mas alguns animais ..Ja vi ele devorando um coelho na minha frente, ele escolheu virar lobo.... É algo terrivel de se ver .. Fiquem na paz ,os lobos não são tão maus assim..

Unknown disse...

Como já disse para acreditar nisso somente vendo ou me mostrando um fato muito realista, nenhum lugar no mundo confirma que lobisomens existem, mesmo que falem que conviveram com um ou algo do tipo, tanto que já desafiei muitos a me encontrarem e me mostrarem que são ou sabem de um lobisomem real, mas somente jogam verde para colher maduro, não caio nessa, ainda acredito que seja puro folclore.

Anônimo disse...

Estava eu por ai procurando informaçoes sobre homem-lobo e "caiu" nesse blog.. Fico numa grande duvida sobre isso.. Teve um ai que falou que conviveu com o lobão rsrs mas tem outros que pedem pra ver.Eu sinceramente não quero ver um pra acreditar o bicho deve ser feio que dói kkkkk vai que ele me ataca!! Enfim acredito um pouco sim mas quero distancia

Unknown disse...

Por mim, como já disse, só vendo para acreditar, caso contrario, não acredito.

Anônimo disse...

Pois pois pessoal eu sempre andei fora de casa ando de dia de noite e de madrugada pelas ruas e nunca vi nada isso é tudo um minti se houvesse mesmo lobisomens não existiam a humabide pq eles matavam todos os homens

Unknown disse...

Concordo com o comentário anterior, andei de noite muitas vezes, em meio de mato, em lugares sombrios e abandonados, e assim como fantasmas, vampiros e outros, lobisomens são um mito idiota inventado pelos gregos por terem medo dos fenômenos da natureza.

Anônimo disse...

Ah nao sei nao.. Estariamos perdidos se existissem esses seres. Quanta imaginaçao que algumas pessoas tem.. Vampiros nao existem ,tão pouco lobisomem......Parem de assistir filmes kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Num sei se existe né mais tambem quero distancia ...

Unknown disse...

Se existisse msm, queria ver um pra comprovar, mas até hoje ninguem nem provou isso, num se preocupe não q isso é só histórinhas pra colocar medo em criança.

Unknown disse...

Meu nome e julia salazar e gente se alguem conseguil inventar a palavra vampiro,lobisomen,hibrido e sereia é pq alguem ja viu,n podemos dizer se n sabemos eu n acredito e tambem n digo q acredito,o mundo intero tem locais q o ser humano n conseguil viajar e é nesses locais sem descrição e nada nem mesmo direção para esse local,e nesses locais tem coisas inexplicaveis,não sabemos se vamos viver ate descobrir mais vai aver um tempo em que criaturas estranhas entraram em guerra xom noso mundo.so se preparem esperem a vida é misteriosa.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Unknown disse...

Eu não acredito, acho isso uma falta de interpletação correta de fatos ocorridos, mas em seres desta forma, não, lobisomens, vampiros, e qualquer outra coia, pra mim é só coisa da cabeça do ser humano.

Anônimo disse...

Eu não acredito nem desacredito, lobisomen é a única lenda que antes, do homem branco colonizar as terras, todo povo já o mencionava quero dizer, toda cultura diferente tem uma história de lobisomem, na França está lotada de casos de lobisomens.

Unknown disse...

Com fatos ou não, só acredito realmente se eu ver alguma coisa, pois isso ai, pra mim é mera história pra enganar mané.

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

Eu li os comentários de todos e agora darei a explicação pra algumas pessoas não verem eles nem serem atacados a explicação é a seguinte eles não se mostram pra todos não se alguém ver eles ele pode ou não atacar se vc sair correndo gritando ele correra atrás então a melhor solução é ficar parado e esperar por que ele não quer te machucar ele so ataca por que as pessoas não aceitam eles e isso deixa eles com raiva por isso ele ele anda pelas ruas para tentar fazer parte da comunidade e ele as vezes mata animais por que ele precisa comer não que eu apoie isso claro que não mas ele prefere comer cachorro por que ele não gosta quando eles late e ele não gosta de se mostrar e se algumas pessoas o foram foi por acaso

Anônimo disse...

Em 1997 tinha 20 anos e estava na chácara que temos em Mairiporã estava sozinho dentro de casa assistindo tv eram mais ou menos 11 e meia da noite quando os cachorros começaram a latir sem parar de forma apavorante depois silenciaram, estava uma noite negra que podia se apalpar a escuridão, quando algo veio e sacudiu a porta da sala com tanta força que pensei que ia derrubar tudo, forçou varias vezes e depois começou a rodear a casa eu escutava perfeitamente, a atmosfera mudou e fiquei aterrorizado mesmo estando armado.
Depois subiu em cima do telhado e começou a fazer barulho em cima de casa, foi a noite toda assim só parou depois que comecei a rezar.

Unknown disse...

Olha, não posso dizer que não acredito e que acredito, afinal de contas só escuto e leio Contos sobre o assunto, seria interessante se alguém tem algo de concreto, que postasse para que possamos tirar nossas conclusões, ou uma reportagem sobre o assunto in loco em determinado local que ocorra a aparição.

Anônimo disse...

É impossível de um ser humano se transformar em um animal,pode ser que existam espécies de animais que nós ainda não conhecemos, e a exstencia de doenças mentais e fisicas,mas mutações desse tipo não.